O que assistir com a sua filha?
- Ever Ever Boutique
- 11 de nov.
- 3 min de leitura
Que tal desenhos que estimulam as àreas da lingugem? Isso mesmo, chega de Cocomelon! Aqui vão desenhos que estimulam tanto a área de Wernicke quanto a área de Broca.
Mas, fadinha, o que cada área dessas faz?
A área de broca fica no lobo frontal e ela cuida da parte mecânica da linguagem, ou seja, da articulação das palavras e a produção das frases, as juntando de forma lógica e compreensível.
A área de Wernike fica na parte posterior do lobo temporal e ela cuida da compreensão. Decodificando as palavras tanto em uma conversa quanto escritas. Ela cria conexões entre elas e interpreta a informação.
A primeira linguagem que é desenvolvida é a perceptiva, por isso dizemos que as crianças entendem muito mais do que podem expressar! Por isso é tão essencial que elas tenham muitos estímulos inteligentes enquanto bebês, pois eles vão criando a sua bagagem literária e comunicativa.
Não queremos desenhos bobinhos e piscantes, que são como sucrilhos, uma imersão cheia de açúcar e corantes que dão a impressão de alimentar quando estão apenas condicionando as pequenas aos más escolhas e hábitos. Queremos alimetá-las com lanchinhos saudáveis e de sustância! E isso vale para o que elas estão assistindo.
Aqui vão 5 opções charmosas e envolventes que vão ensinar sobre a língua portuguesa para ela! Tem de tudo, desde o alfabeto até leitura e vocabulário! Desenhos ricos em inspiração, apropriados para cada etapa de desenvolvimento que não as subestimam:
1) Martha Fala

Marta é uma cadela que, ao comer uma sopinha de letras, adquiriu a habilidade de falar! Esse desenho foi baseado na série de livros Martha Speaks. Com pequenas narrativas, de duração média de 10 minutos, o desenho usa diálogos densos e inteligentes para aprensentar e explicar palavras para crianças. A dublagem se destaca pela a dicção e cadência, que ajudam as crianças a aprenderem e entenderem a pronúncia e organização correta das palavras nas frases. É um desenho com narrativas simples e interessantes, com temas do cotidiano e tem um passo mais lento, perfeito para deixar as crianças mais calmas.
2) Planeta Palavra

Essa é a versão brasileira de Word World, com os personagens orginais e outros da nossa fauna como Onça, Mico e Jacaré, a parte mais legal é que proporciona um entretenimento extra para os pequenos que já conseguem ler. Pois cada personagem é a sua própria palavra. Os pequenos se divertem tentando ler elementos diferentes no fundo, personagens e como a junção das letras formam uma palavra. É o desenho mais importante para crianças na segunda fase da alfabetização, pois é o que melhor explica esse processo de formação de palavras de forma visual e intuitiva. Tem a mesma duração de episódios, mas é tem o passo um pouco mais acelerado.
3) Pinky Dinky Doo

A Pinky Dinky Doo usa histórias para ensinar palavras especiais para os pequenos. Ela, e seu irmãozinho Tyler se juntam em uma caixa de papelão mágica para ilustrar situações envolventes e a aplicação da pelavra aprendida. Toda vez que essa for usada, o porquinho de estimação deles toca uma corneta, o que ajuda na fixação dela pelos telespectadores. É um desennho muito interativo, com jogos e com interações entre os personagens e as crianças,
4) Vila Sésamo

Criada por Jim Jinkins, é um clássico infantil que transcendeu gerações, Com episódios mais longos de média 40-50 minutos, a Vila Sesamo é dividida em blocos de temas diferentes, onde as crianças tem contato com diferentes matérias da escola, com muita música, humor e cores brilhantes.
5) Ursinho Pooh

Em especial os desenhos mais antigos, como As Mini Aventuras de Winnie the Pooh,é uma série gostosa de assistir com vocabulário rico, estruturação e contrução de narrativas.
Esses programas foram adaptados de livros premiados, seguem uma narrativa completa por bloco e episódio, abordam tópicos importantes, desenvolvem habilidades como resolução de problemas, pensamento por etapas e também mostram diferentes técnicas de animação!


Comentários